segunda-feira, 25 de outubro de 2021

ANTES DE COLOMBO

Do enviado especial

Arthur Soffiati

Exclusivo para O coisinha da Ecologia


Caramba! O possível leitor sabia que Cristóvão Colombo era italiano e, trabalhando para a Espanha, descobriu a América? De acordo com uma visão menos ufanista, quem descobriu a América foram povos asiáticos que atravessaram o estreito de Bering, a pé ou de canoa, quando existia uma ponte natural ligando Ásia e América em decorrência de um nível do mar mais baixo que o atual. Muita água oceânica estava represada em geleiras. Com o aquecimento global natural do planeta, essas geleiras derreteram-se e a água liberada por elas elevou o nível dos mares, criando o estreito de Bering.

A rigor, foram esses povos asiáticos que descobriram a América, o último continente a ser povoado por humanos. Esses povos, contudo, nunca se gabaram de ter descoberto nada nem sequer dando nome às novas terras. Eles nunca tiveram noção de que entravam em continente até então virgem de pés humanos.

Agora, cientistas publicam um artigo na renomada revista Nature, demonstrando que, entre os asiáticos e Colombo, os escandinavos atingiram o continente americano e tentaram colonizar pelo menos a parte norte dele. Isso é fantástico! Mas eu já sei disso há muito tempo. Não apenas eu, mas um mundo de estudiosos. O historiador Alfred Crosby, no seu livro Imperialismo ecológico – a expansão biológica da Europa: 900-1900 (São Paulo: Companhia das Letras, 1993), usa uma imagem bonita. Ele diz que os vikings (escandinavos) saíram do norte da Europa, atravessaram a cordilheira do Atlântico e, do outro lado, encontraram a Groenlândia e a América do Norte. A gente se pergunta como navios (menores que caravelas) poderiam subir e descer montanhas para atingir o outro lado delas. É que essa cadeia montanhosa, mais longa que os Andes e os Himalaias, está embaixo do mar. Eles passaram por cima dela com suas embarcações.

Não é novidade para estudiosos que os vikings estiveram na América antes de Colombo. Existem provas materiais de sua tentativa de colonização, como objetos e ruínas. Inclusive, ferramentas de grupos esquimós revelam influência dos vikings. Parece que não apenas os vikings influenciaram a cultura material dos esquimós, mas que estes também influenciaram as construções vikings, com telhados que se estendiam até o chão, dispensando paredes.  

Mostramos uma igreja viking nesse estilo. A porta é aberta no telhado, sobre o qual ergue-se uma cruz cristã. O que os vikings vieram fazer na América? A expansão deles não foi movida pelas forças que impulsionaram os cruzados em direção ao Oriente Médio e as caravelas em direção a todos os continentes. Os vikings não estavam em busca de lucros apenas. É bem verdade que um dos seus interesses era o comércio. Nada demais. Todos os povos da época praticavam o comércio, como astecas e incas, por exemplo. Mas a atividade comercial para os vikings era algo superficial em relação ao seu modo de produção, voltado para a subsistência. Eles queriam terras para colonizar e enviar escandinavos para elas. As construções e os objetos mostram sua expansão pela Groenlândia, costa atlântica do Canadá e até dos Estados Unidos atuais. Além dos vestígios materiais, as sagas vikings relatam heróis que teriam vindo à América.

Então, não tem cabimento uma manchete publicada na Folha de São Paulo nos seguintes termos: “Vikings chegaram às Américas séculos antes de Colombo, mostra novo estudo”. Todo mundo sabe disso. Na verdade, o estudo divulgado em Nature apenas precisa a data em que os Vikings chegaram ao norte da América. Pelo menos a data relacionada a construções. Pasmem, eles chegaram em 1021 d. C. Há mil anos exatamente. Só faltou  a datação completar que foi no final de outubro de 1021. Eles devem ter chegado um pouco antes dessa data, pois o prédio que permitiu a datação a partir da dendrocronologia (estudos dos círculos dos troncos de árvore) foi construído no Canadá. Eles vieram da Groenlândia. As sagas islandesas falam da abundância de madeira e dos povos que habitavam a América.

Seguindo na esteira de uma notícia bombástica que nada traz de novo a não ser a datação, caberia explicar que, por volta de 1.400 d. C. os vikings abandonaram a América por saberem que Colombo chegaria a ela 92 anos depois. Na verdade, eles sofreram resistência dos povos nativos, que os escandinavos chamavam de "skraelingjar", talvez com o significado de "gente que se veste com peles de animais". Podemos facilitar  escrita para scraelings. Poderiam ser os esquimós ou todas as nações americanas com as quais os vikings tiveram contato.

Por que eles teriam abandonado seu projeto de colonização? Tudo indica que por falta de armas de fogo. Sem elas, a força dos vikings se igualava à força dos nativos americanos. 

      Instrumentos esquimós com influência viking

TEMPESTADE NO DESERTO

Arthur Soffiati             Não me refiro ao filme “Tempestade no deserto”, dirigido por Shimon Dotal e lançado em 1992. O filme trata da ...