terça-feira, 8 de março de 2022

A INVASÃO DA UCRÂNIA PELA TEORIA DA COMPLEXIDADE

 Arthur Soffiati

Tomo a teoria da complexidade como concebida por Edgar Morin para analisar a guerra russo-ucraniana. O tetragrama moriniano resulta da contribuição de vários autores que não cabe aqui mencionar por economia de espaço. E mostra que toda ordem comporta desordem. Ambas - ordem e desordem - interagem e geram organização, havendo uma retroação que sempre atualiza o sistema. Assim: ordem - desordem - interação - organização - retroação. Para analisar a guerra, convém recorrer ao seguinte fluxograma: ação-reação-interação-retroação.

Ação: a iniciativa da guerra coube à Federação Russa, com forte manifestação de vontade do presidente Wladimir Putin. Houve planejamento da estratégia e das táticas. Primeiro operações militares nas fronteiras da Rússia e Ucrânia e de Belarus e Ucrânia. Em segundo lugar, as advertências de Biden, presidente dos Estados Unidos, quanto às verdadeiras intenções de Putin. Acusações deste ao ocidente, que estaria exagerando e tendo crises de histeria. Mas acabou ocorrendo a invasão da Ucrânia, confirmando o serviço de inteligência dos Estados Unidos. A alegação de Putin é a de que a Ucrânia iniciou o conflito em Dombass e que o país é presidido por um regime nazista. É preciso desmilitarizar e desnazificar o país. Além do mais, e principalmente, a Ucrânia pode ingressar na OTAN e aumentar o cerco à Rússia.

Reação: a Ucrânia vem resistindo, apesar da desigualdade de forças. O presidente Zelenski, da Ucrânia, não se comporta como o comediante que é. Pelo contrário, começa a crescer em suas manifestações em defesa do país. Um grande número de refugiados invade os países vizinhos, notadamente a Polônia. Fica clara a diferença entre os refugiados da África e do Oriente Médio em relação aos refugiados da Ucrânia. Estes são de primeira classe. Aqueles são de segunda.

As forças russas avançam rapidamente pelo sul da Ucrânia e mais lentamente pelo norte. A OTAN não interveio, como talvez Putin esperasse. Ele confia no seu arsenal nuclear. A Ucrânia determinou que homens entre 18 e 60 anos permaneçam no país, pois são reservistas e podem lutar nas forças militares do país.

Guerra de palavras e de versões. Nunca se pode acreditar que um dos lados expresse o que de fato acontece. Reuniões da OTAN. Reuniões do Conselho de Segurança e da Assembleia Geral da ONU. A maioria dos países condena a invasão. A China assume postura equidistante, conclamando para as vias diplomáticas. Pesadas sanções à Rússia. Até certo ponto, pois a Europa Ocidental depende da Rússia, sobretudo quanto ao petróleo e o gás natural. Em momento de guerra, os limites de cada país ficam mais expostos.

Zelenski pede à OTAN para fechar o espaço aéreo da Ucrânia. A OTAN rejeita. Seria deixar a postura defensiva para assumir a postura ofensiva num país que não integra o órgão. Quantos militares de cada lado já morreram? Quantos civis? Quantos bens imóveis? Não sabemos nem podemos saber.

Entra em cena um outro fundador da teoria da complexidade: Werner Karl Heisenberg, físico alemão que mergulhou no mundo quântico, descobrindo que o universo subatômico abala profundamente nossas certezas. Em artigo de 1927, ele propõe a teoria da incerteza: o mundo subatômico pode se manifestar na forma de partículas ou de ondas luminosas. O conceito de incerteza migrou para o mundo sobreatômico. Vale para os sistemas complexos. A sociedade humana é um sistema complexo. Não podemos prever com certeza como acabará a guerra russo-ucraniana. Não podemos prever os passos da OTAN e da China, num mundo em que a Rússia parece querer voltar à condição de polo. Ela perdeu esse posição. A bipolaridade passou a ser representada por Estados Unidos+OTAN X China. Qual será a estratégia da Rússia? Apenas se defender, criar um espaço vital com a incorporação da Ucrânia ou retornar à condição de polo? Impossível prever. Não vivemos mais no mundo das certezas, se é que houve algum dia certeza de algo.

Coloquemos mais um cientista que colaborou com as abordagens complexas da realidade, como a construir um novo paradigma do conhecimento. O paradigma naturalistas mecanicista ainda domina os meios acadêmicos e as mentes pouco exigentes. Esse paradigma ainda dominante criou especialidades e especialistas que se sentem desamparados fora da sua área de conhecimento. Por outro lado, o paradigma naturalista organicista contemporâneo recupera os grandes campos transdisciplinares e exigem estudiosos generalistas. Edward Lorenz é um deles. Meteorologista de formação, ele enveredou pelas abordagens complexas e foi um dos fundadores da teoria do caos. Segundo ele, podemos conhecer todos os elementos na origem de um processo, mas não poderemos mais prever o seu comportamento durante a sua trajetória porque tais elementos incorporam insumos e adquirem rumos imprevisíveis.

A hipersensibilidade das condições iniciais valem para a guerra da Ucrânia. Uma vez começada, não há garantia de que a Rússia seja a vencedora e de que a Ucrânia seja derrotada. Personagens como os países da OTAN, da União Europeia, dos países que se sentem ameaçados pela Rússia, Estados Unidos, Canadá, ONU, Israel, China, gás natural, petróleo, sanções e o imponderável ainda não identificado podem entrar em cena e mudar os rumos esperados. Essa a grande contribuição da teoria da complexidade para os estudos de relações internacionais, que ainda se valem de paradigmas mecanicistas.   

TEMPESTADE NO DESERTO

Arthur Soffiati             Não me refiro ao filme “Tempestade no deserto”, dirigido por Shimon Dotal e lançado em 1992. O filme trata da ...