segunda-feira, 3 de maio de 2021

O MANGUE MAIS SETENTRIONAL DO MUNDO

 Arthur Soffiati

    A principal característica das plantas de mangue é sua adaptação a ambientes periodicamente cobertos de água entre o mar e rios. Elas desenvolveram a capacidade de lidar com o excesso de água e de sal. Para tanto, desenvolveram mecanismos que lhes permitem barrar, dissolver e expelir o excesso de sal.

    São também plantas navegantes. Seus propágulos (sementes), ao se desprenderem da árvore-mãe, caem na água e são arrastados para o mar pelas marés ou pelas correntes fluviais em direção ao mar. A capacidade de conservar a capacidade germinativa é grande nesses propágulos. Em algumas espécies, superam cem dias. Sendo navegadores, esses propágulos alcançaram o mundo e deram origem a novas espécies. Mas, um dos fatores limitantes é a temperatura e a insolação. Essas plantas só se desenvolvem bem na faixa intertropical do planeta. Elas podem invadir os trópicos acima e abaixo, mas nunca se afastam muito dos limites intertropicais.

    O arquipélago japonês originou-se nos últimos 15 mil anos, com a elevação do nível do mar no fim do Pleistoceno. Quando o nível do mar era mais baixo que o atual, no tempo das glaciações, o continente asiático era maior. As atuais ilhas que formam o arquipélago japonês integravam o continente de forma contínua. A elevação do mar invadiu os pontos mais baixos do continente e deu origem a uma infinidade de ilhas. Essas terras já tinham sido povoadas por grupos humanos quando o nível do mar construiu o arquipélago.  

    A cerâmica foi inventada no neolítico, assim como a agricultura e o pastoreio, nos primórdios do Holoceno, há cerca de 10.000 anos. A cerâmica Jomon, do Japão, é considerada a mais antiga do mundo. O imenso arquipélago com cerca de 6.000 ilhas próximas podiam ser alcançadas com a navegação.

 Embarcação tradicional japonesa

    A cultura japonesa apresenta afinidades com a cultura chinesa. O Xintoísmo é a religião original do Japão. O Budismo, nascido na Índia, migrou para leste, alcançando o Sudeste Asiático, a China e o Japão. A primeira unificação política do país ocorreu no século VI da era cristã. O império japonês incorporou a Coreia. À unidade sucedeu-se a fragmentação política, que deu poderes locais aos daimiôs. Com a Revolução Meiji, em 1868, o império trunfou. No entanto, o ocidente já estava exercendo influência sobre a civilização japonesa.


 Ilha de Tanegashima, onde crescem os manguezais mais afastados da linha equatorial ao norte

     Os manguezais mais afastados da linha equatorial, ao norte, encontram-se no Japão. Mais precisamente na foz do rio Minatogawa, na ilha de Tanegashima. Nessa ilha, cujas coordenadas são 30°3426″N e 130°58′52″L., ocorreu o primeiro encontro entre japoneses e portugueses, no século XVI. Nela, os nativos conheceram as armas de fogo pela primeira vez. 

Rhizophora candel , espécie anã de mangue vermelho

    A confiar na informação de Gerard Taaffe, que não parece ser um especialista em manguezais, a espécie que aí ocorre, é a Kandelia candel, cujo sinônimo é Rhizophora candel (TAAFFE, Gerard. Rare mangroves left unprotected. The Japan Times, 28 de fevereiro de 2001). Os estudiosos sabem que as plantas de manguezal diminuem de porte à medida em que se afastam da linha do equador.

 Ilhas de Yakushima e Tanegashima: limite setentrional dos manguezais do planeta

O manguezal não é um ecossistema familiar aos japoneses, exceto da ilha de Tanegashima para o sul. No arquipélago de Okinawa, onde ocorrem sete espécies de mangue, ele integra mais a vida do japonês.

 

Bosque de mangue no Parque de Tanegashima

TEMPESTADE NO DESERTO

Arthur Soffiati             Não me refiro ao filme “Tempestade no deserto”, dirigido por Shimon Dotal e lançado em 1992. O filme trata da ...