quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

REIS MAGOS

 

Reis Magos

Arthur Soffiati

            Não importa se os três (ou mais ou menos) Reis Magos existiram ou se é apenas um simbolismo. Trata-se da Epifania, data em que Jesus menino é apresentado ao mundo e reconhecido como Rei pelos reis. Um relato sobre essa visita foi deixado por Mateus (2:11-12): «Entrando na casa, viram o menino, com Maria sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra. Sendo por divina advertência prevenidos em sonho a não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra.» Pelo número de presentes, presume-se que foram três. Seus nomes também são presumíveis: Melquior ou Belchior, Gaspar e Baltasar. Especula-se que eles seriam fieis da religião zoroastriana, também monoteísta e ainda existente na pequena representação dos parses.

Baltazar seria negro. Talvez os três fossem astrólogos, pois foram guiados por uma estrela até Jerusalém, onde foram buscar informações com Herodes, rei que procurava Jesus para matá-lo. Herodes pediu que fosse informado pelos Reis Magos caso encontrassem o menino para também adorá-lo. Os magos não o avisaram.

A visita dos Reis Magos, no calendário gregoriano, teria acontecido um dia antes do nascimento de Jesus no calendário juliano, data comemorada em 7 de janeiro. Os fatos não podem ser comprovados e não importam. A história dos Magos pode ter sido criada logo nos primórdios do Cristianismo. No plano simbólico, os Magos representam a ligação entre passado e presente, assim como o ecumenismo, ou seja, a ligação de povos da Terra. Epifania tem como significado, entre outros, aparição, manifestação. Os Reis Magos vêm de longe. Eles não são judaístas nem cristãos, pois o segundo ainda não existia. Eles podem significar o reconhecimento de Jesus por povos chamados pagãos.

Os Magos acabaram incorporados à história do Cristianismo, sendo muito festejados. Eles figuram em pinturas das diversas denominações cristãs que admitem imagens. Artistas célebres não totalmente católicos e mesmo ateus pintaram a visitação. Na cultura popular, eles mereceram a festa da Folia de Reis. Existem igrejas e até fortes de guerra homenageando os Magos.

Confesso que não gosto de Papai Noel. Ele é um intruso na festa de aniversário de Jesus, seja em que data for. Ele acabou destronando o Presépio, muito mais representativo do Cristianismo. Confesso que me identifico com os Magos. Eles não eram – nem poderiam ser – cristãos, mas reconheceram a realeza do Menino. Talvez o significado maior dos magos seja a possibilidade de pessoas que não comungam totalmente dos credos católicos (não existe apenas um) se sentirem parte de uma Igreja Católica Apostólica, Romana ou não.    

Reis Magos na Igreja Ortodoxa Antioquiana

Reis Magos na Igreja Ortodoxa Grega

Reis Magos em quadro de Giotto

Igreja dos Reis Magos - Nova Almeida - ES



TEMPESTADE NO DESERTO

Arthur Soffiati             Não me refiro ao filme “Tempestade no deserto”, dirigido por Shimon Dotal e lançado em 1992. O filme trata da ...