terça-feira, 3 de agosto de 2021

FRIO E RESSACA

Arthur Soffiati

Vivemos esses dias dois fenômenos climáticos: uma forte onda de frio, a mais forte desse inverno até aqui, e ressacas na costa do Sudeste. Para nós, ressecas entre Macaé e Atafona. Já estamos acostumados com as ressacas. Acreditamos até que elas sejam um fenômeno natural que atinge periodicamente a costa norte fluminense. Sim, é natural, mas está sendo potencializado pelas mudanças climática. O aquecimento global está provocando o derretimento de geleiras no mundo todo, principalmente nas calotas polares, o que eleva o nível dos mares. Quando acontecem as ressacas, elas se mostram mais intensas. No Farol, elas avançaram sobre a praia e formaram falésias de areia.
Mas pensem que poderia ser pior ou pode ainda ser o princípio de um novo tempo: um novo aquecimento global como o que ocorreu há 5.100 anos passados e fez o mar avançar até a lagoa de Cima. Ele subiu pelo rio Paraíba do Sul e desmanchou todo o continente. A baixada virou mar. Não foi de repente. Foi como agora em Atafona: o mar foi subindo aos poucos, destruindo casas e avançando. Sua expansão levou cerca de 200 anos.
A diferença entre o avanço antigo e o atual é que o antigo foi provocado por mudanças climáticas naturais e a atual está sendo provocada por atividades praticadas pelos humanos no mundo todo que lançam gases na atmosfera, gases que a aquecem e a secam. Mas muita calma nessa hora. O mar vai levar muito tempo para continuar subindo, se de fato subir. Como os habitantes da região não podem frear o aquecimento global, é preciso pensar o que fazer no local. Já existem duas propostas.
Quanto ao frio, ele também deriva do aquecimento global. Mas isso não parece um contrassenso? A Terra esquentando e havendo ondas de frio de vez em quando? Não. O aquecimento descontrola todo o sistema atmosférico. Então, quando uma massa fria acontece, o frio se torna mais intenso.
Não reclamem. Lembrem-se de que também somos responsáveis pelo que está acontecendo. O novo tempo começou. Procurem se adaptar a ele.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPESTADE NO DESERTO

Arthur Soffiati             Não me refiro ao filme “Tempestade no deserto”, dirigido por Shimon Dotal e lançado em 1992. O filme trata da ...